Eu
sei que vou te amar
Eu
seu que vou te amar
Por
toda a minha vida,
Eu
vou te amar
A
cada despedida, eu vou te amar.
E
cada verso meu
Será
pra te dizer
Que
eu sei que vou te amar
Por
toda a minha vida.
Eu
sei que vou chorar,
A
cada ausência tua,
Eu
sei que vou chorar,
Mas
cada volta tua
Há
de apagar
O
que essa ausência tua me causou.
Eu
sei que vou sofrer
A
eterna desventura de viver
À
espera de viver ao lado teu
Por
toda a minha vida.
Composição: Tom Jobim e Vinícius de Moraes
·
Prática de leitura
e interpretação
1. Localize todos os verbos do texto.
2. Quais os tempos e modos em que estes verbos foram
expressos?
3. Qual seria a sua interpretação sobre as ideias
expostas. Justifique.
4. A poesia expressa a demonstração de amor de uma
forma romântica e com os sentimentos totalmente entregues ao ser amado. Se a
personagem que a recita fosse de mais firme e menos romântica como seria uma
releitura. Faça-a em forma de prosa.
5. Localize os sujeitos de “chorar”, “há de apagar”,
e “causou”.
Você
percebeu que, no texto de abertura, uma oração pode ser articular em torno de
um verbo, ou de uma locução verbal. Percebeu também que uma oração pode estar
solitária (absoluta) no período (“desesperadamente” / “eu vou te amar”) ou pode
estar articulada a outra (s) num mesmo período, como ocorre nos últimos quatro
versos, que contêm quatro orações organizadas em torno de “sei”. “vou sofrer”, “viver”
e “viver”.
Além
disso, é possível observar que cada uma das formas e locuções apresenta um
sujeito: “eu”, “cada verso meu”, “cada volta tua” etc. agora após ter analisado
essas explicativas abaixo, vamos para alguns exercícios de concordância verbal
para poder compreender melhor essa história sobre a importância de verbos e
suas relações com os sujeitos?
Mas,
antes... Faça seu comentário sobre o que foi trabalhado até aqui.
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Exercícios
1. Já ___ anos, ___ neste local árvores e
flores. Hoje, só ___ ervas daninhas.
a) fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
e) faz, havia, existe
2. Tendo em vista as regras de concordância,
assinale a opção em que a forma verbal está errada:
a) Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas
prejudiciais à saúde do homem.
b) Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de
DDT.
c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os
agrotóxicos.
d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos
inseticidas clorados.
e) Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.
3. Assinale a alternativa que completa
corretamente as frases.
___ , entre analistas políticos, que, se o governo ___ essa
política salarial e se o empresariado não ___ as perdas salariais ___ sérios
problemas estruturais a serem resolvidos, e, quando os sindicatos ___ , estará
instalado o caos total.
a) Comentam-se; manter; repor; haverão; intervierem.
b) Comenta-se; mantiver; repuser; haverão; intervirem.
c) Comenta-se; mantesse; repuser; haverão; intervierem.
d) Comenta-se; mantiver; repuser; haverá; intervierem.
e) Comentam-se; manter; repor; haverá; intervirem.
4. A ocorrência de interferências ___ -nos a
concluir que ___ uma relação profunda entre homem e sociedade que os ___
mutuamente dependentes.
a) leva, existe, torna
b) levam, existe, tornam
c) levam, existem, tornam
d) levam, existem, torna
e) leva, existem, tornam
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