Curso de Espanhol e Aulas de Português em Jundiaí

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Processo de comunicação - Parte 2






·        Diferentes linguagens

Na aula passada falamos do processo de comunicação – parte 1, na qual nos referimos às particularidades do processo comunicativo, porém é preciso entender que... Para haver um processo comunicativo se faz necessário entender o que é “linguagem”, ou seja, é preciso que haja “linguagem”. Então, nos vemos diante de uma pergunta: - o que é linguagem?

Resposta: é um sistema organizado de mensagem, isto é, um sistema de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos conhecidos, sejam eles sonoros, gráficos, gestuais e afins, portanto, existem algumas características, vamos a elas?

1.        Caixa de texto: S I L Ê N C I O Linguagem verbal: Note...

 

 

 

 

2.       Comunicação escrita:

Aqui nos referimos a qualquer forma de se transmitir informações a outras pessoas, seja respondendo a uma pergunta, relatando opiniões, fatos ou interferindo nas atitudes e livre arbítrio de outras pessoas dando-lhes ordem, fazendo um pedido, passando orientações, persuadindo as mesmas, até mesmo as propagandas – ou seja – tudo isso utilizando das palavras escritas (os famosos códigos, símbolos gráficos) as quais devem ser de conhecimento do receptor.  

 

3.    Comunicação oral: - “Fala

Já neste item, falamos de... “fala” que talvez seja é a mais apurada e complexa e total característica humana (a sua forma de comunicação). Utilizada para transmitir informações a outros, para responder a perguntas, relatar fatos, dar opiniões, influir no comportamento alheio por meio de instruções, ordens, persuasão, propaganda (as quais são expressas através da voz, e assim o receptor é o “ouvinte”.

 

4.    Linguagem não-verbal:

É comum estabelecermos algumas formas de comunicação “não-verbal” com as outras pessoas através de:

• Mímicas: gestos através das mãos, do corpo, da face, caretas.

• Olhar: (movimentar os olhos): Olhares desempenham um papel importante para manter o fluxo da interação, ou seja, enquanto uma pessoa está falando pode erguer os olhos para obter “feedback” sobre como a outra pessoas está reagindo à sua fala, e termina uma longa fala com um olhar que diz que é sua vez da outra pessoa falar de falar.

 

• Posturas: A postura corporal comunica-se através sinais sociais. E há várias posturas, como por exemplo, dominação ou submissão, amigável ou hostil. A posição do corpo pode revelar o estado emotivo de quem está na tentativa de se comunicar. Portanto, há variáveis formas e estilos de comportamento e todos evidenciando o estado emocional de quem está a se comunicar neste momento; assim, a postura ou atitude física do corpo constitui uma mensagem da qual somos pouco conscientes.

 

 

 

• Conscientes e Inconscientes: ao falarmos, nossos gestos podem dizer exatamente o contrário do que estamos expressando.

 

• Nutos: Atos de mover a cabeça para frente e para trás, quando se aprova.

 

• Gestos: Movimentos das mãos, pés ou outras partes do corpo. Alguns são insinuações sociais involuntárias que podem ser ou não interpretadas corretamente pelas outras pessoas. Emoções específicas produzem gestos particulares: fechar os punhos (agressão), coçar (autocensura), roer unhas, tocar o rosto (ansiedade)...

 

Podem também completar o significado da fala, quando a pessoa move as mãos, o corpo e a cabeça continuamente e esses movimentos acham-se intimamente coordenados com a fala, fazendo parte da comunicação total.

 

• Expressão Facial: A expressão facial pode limitar-se a mudança nos olhos, na boca, no rosto em geral e dessa forma por diante. As emoções, em categorias amplas (agradáveis ou desagradáveis) funcionam como meio de propiciar realimentação, relativamente ao que alguém está dizendo.

 

- Língua: uso de um conjunto de palavras condizentes a um idioma.

Instrumento de comunicação, gráfico ou sonoro, que pertence a um grupo social – isto é, pode-se dizer que a sociedade, um grupo de indivíduos, adota uma convenção de sinais (letras) sonoros ou escritos para que a comunicação aconteça.

 

- Fala: uso individual da língua.

O emprego da língua de forma particular, pessoal, individual de cada pessoa, usando dessa forma sua faculdade para  expressar suas ideias, emoções e experiências; e, como foi dito... É um ato individual, ao contrário da língua (que é social em sua essência e independente do indivíduo).

E, com essa explicação deve-se observar:

- O espaço geográfico;

- Os fatores sociais, profissionais e situacionais.

Esses itens de comportamento “comunicacional” são determinantes para o uso da língua.

 

- Língua culta e língua coloquial

 

Uso culto da língua: falar e escrever dentro das normas gramaticais em vigência com todas suas características: Concordância e regência nominal e verbal, ortografia escrita correta, sons corretos, pontuação e acentuação, bem como sua devida interpretação (sem julgamentos precipitados e livres de preconceito).

 

Uso coloquial da língua: É falar e escrever de acordo com o meio normal, dentro do qual se convive (amigos, família e etc.)

 

Observação: ao escrevermos, e se o texto for principalmente uma redação, cuidado... Não se escreve da mesma forma que se fala coloquialmente no dia a dia, neste ponto se faz necessário a norma culta. 


Um comentário:

  1. O conteúdo em word está disponível inclusive com os exercícios para compreensão e com a proposta de redação... Solicite pelo whats (11) 9 8682-1295

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