Curso de Espanhol e Aulas de Português em Jundiaí

sábado, 2 de julho de 2016

Em paz com o "Português"


De acordo com alguns especialistas, esse sujeito “o tal do Português” anda derrubando muita gente na hora da contratação; fixou-se de forma bem emblemática a importância de outros idiomas (inglês, espanhol, alemão e outros...), e é claro que isso é realmente importante, porém... Muitas pessoas se esquecem de que o Nosso Bom e Velho Português, também por sua vez se faz muitíssimo importante, neste momento da vida.
Falar e escrever bem o próprio idioma também é exigido, e para auxiliar neste processo, vou esclarecer um dos temas que muitos erram, para que todos possam relembrar-lo, fazer bonito e deixar uma boa impressão – A Acentuação...  Vou começar com três perguntas:

·         Pergunta nº 1 – O que é sílaba mesmo?
É a letra ou um conjunto de letras que saem em um mesmo golpe de ar.

·         Pergunta nº 2 – E sílaba tônica?
É a sílaba que soa mais forte, àquela que precisa de mais força dos pulmões para ser pronunciadas.

·         Pergunta nº 3 - E para que serve?
Bom... Sabendo disso, sabemos se a palavra é acentuada ou não e qual o tipo de acento se coloca.

Acentuação gráfica

As regras de acentuação foram criadas para padronizar a leitura das palavras da Língua Portuguesa; elas têm como metas esclarecer a posição da sílaba tônica, que por sua vez destaca três momentos quanto à tonicidade:

1.      Oxítona: a sílaba tônica é a última;

2.      Paroxítona: a sílaba tônica é penúltima;

3.      Proparoxítona: a sílaba tônica é a antepenúltima.


Regra geral

1.      Monossílabos tônicos: lá, pá(s), pé(s), fé, ré, vê, Tê-lo, três, nó(s), pô-lo...

2.      Oxítonos: acentuam-se os terminados em: a (s), e (s), o (s), em (ens)
Exemplos: sofá, está, sabiá, filé, cipó(s), também, parabéns, paletó...

3.      Paroxítonos: acentuam-se os terminados em: i(s), us, on(s), R, X, N, L, ps, ã, ãs, um e uns, e os seguidos de ditongos (duas vogais na mesma sílaba);
Exemplos: íons, éter, repórter, flúor, látex, hífen, dócil, cônsul, bíceps, imã, álbuns, médiuns, água, mágoa, ciência, câmbio, Itália, gêmeo, bênção.

4.      Proparoxítonos: todos são acentuados... (uffa! Esse é fácil de lembrar...)
Exemplos: física, matemática, ônibus, árvore, época, aquático, ideológico, lâmpada, câmara, cômodo,

Regras especiais

1.      Ditongos “éi, ói, e éu” abertos (que se expandem com o ar ao ser pronunciado): eram acentuados, porém de acordo com a nova regra ortográfica “não mais” – exemplos:
Ideia, alcateia, geleia, plateia, traqueia, jiboia, heroico, androide... Ou seja, antes eram todos acentuados...

2.      O acento que permanece
Nas palavras oxítonas e nos monossílabos tônicos:
Exemplos: papéis, anzóis, céu, chapéu, anéis, constrói... Ou seja, se repararmos bem nos sons dessas palavras, percebemos que começam mais fortes e enfraquecem ao terminar a palavras e isso significa que são ditongos decrescentes (fechados) e por isso continuam com o acento.

Ademais, outra modificação que causou certa polêmica, os “hiatos” (duas vogais em sílabas separadas).


Como era
Como ficou
i, u
Feiúra
      Feiura
oo
Côo, enjôo, perdôo, magôo, vôo
      Coo, enjoo, voo,  magoo,   

       perdoo
ee
A 1ª vogal do hiato –ee dos verbos: crer, dar, ler, ver e seus derivados na terceira pessoa do plural eram acentuados:
Eles/elas crêem, dêem, lêem, vêem, descrêem, relêem, prevêem...


       Eles/elas creem, deem, leem,   

        veem, descreem, preveem,

E para encerrar (que bom! Não é?), enfim... O trema foi abolido, mas as palavras seguem com o mesmo som...

Obrigada a todos pela atenção e espero que este artigo tenha ajudado a todos que leram em algum momento dos tópicos citados

Ah! Uma dica de sociabilidade...

Atualmente não se chama mais atenção de ninguém de forma pejorativa quando este cometer alguma gafe, afinal, fazemos parte um país multicultural, com muitas raízes e influências, sem falar que o sistema educacional e social também não colabora para que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem, e isso leva muitos a sofrerem de um desvio do padrão culto da Língua portuguesa, tais pessoas precisam ser respeitadas e devidamente orientadas para que possam compreender o porquê que errou; menosprezar, fazer brincadeiras desagradáveis ou mesmo tachar essas pessoas disso ou daquilo é o mesmo que incentivá-las a seguir na ignorância, e se você é mesmo do “bem” ajude-as, a saber, o certo de forma certa, afinal nem todos nascem com a mesma sorte.

“Um país forte e evoluído se faz com educação, respeito e vai além das letras e palavras, fala-se de gestos nobres e consideração. Se não é bom para mim, também não deve ser ao meu próximo.”


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Obs.: todos os temas em estudo estão sempre em construção, por isso, dicas e sugestões são sempre bem vindas. 

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