De acordo com alguns
especialistas, esse sujeito “o tal do Português” anda derrubando muita gente na
hora da contratação; fixou-se de forma bem emblemática a importância de outros
idiomas (inglês, espanhol, alemão e outros...), e é claro que isso é realmente
importante, porém... Muitas pessoas se esquecem de que o Nosso Bom e Velho
Português, também por sua vez se faz muitíssimo importante, neste momento da
vida.
Falar e escrever bem o
próprio idioma também é exigido, e para auxiliar neste processo, vou esclarecer
um dos temas que muitos erram, para que todos possam relembrar-lo, fazer bonito
e deixar uma boa impressão – A Acentuação... Vou começar com três perguntas:
·
Pergunta nº 1 – O que é sílaba mesmo?
É
a letra ou um conjunto de letras que saem em um mesmo golpe de ar.
·
Pergunta nº 2 – E sílaba tônica?
É
a sílaba que soa mais forte, àquela que precisa de mais força dos pulmões para ser
pronunciadas.
·
Pergunta nº 3 - E para que serve?
Bom... Sabendo disso,
sabemos se a palavra é acentuada ou não e qual o tipo de acento se coloca.
Acentuação
gráfica
As regras de acentuação
foram criadas para padronizar a leitura das palavras da Língua Portuguesa; elas
têm como metas esclarecer a posição da sílaba tônica, que por sua vez destaca
três momentos quanto à tonicidade:
1.
Oxítona:
a sílaba tônica é a última;
2.
Paroxítona:
a sílaba tônica é penúltima;
3.
Proparoxítona:
a sílaba tônica é a antepenúltima.
Regra
geral
1.
Monossílabos tônicos:
lá, pá(s), pé(s), fé, ré, vê, Tê-lo, três, nó(s), pô-lo...
2.
Oxítonos:
acentuam-se os terminados em: a (s), e (s), o (s), em (ens)
Exemplos:
sofá, está, sabiá, filé, cipó(s), também, parabéns, paletó...
3.
Paroxítonos:
acentuam-se os terminados em: i(s), us, on(s), R, X, N, L, ps, ã, ãs, um e uns,
e os seguidos de ditongos (duas vogais na mesma sílaba);
Exemplos:
íons, éter, repórter, flúor, látex, hífen, dócil, cônsul, bíceps, imã, álbuns,
médiuns, água, mágoa, ciência, câmbio, Itália, gêmeo, bênção.
4.
Proparoxítonos:
todos são acentuados... (uffa! Esse é fácil de lembrar...)
Exemplos:
física, matemática, ônibus, árvore, época, aquático, ideológico, lâmpada,
câmara, cômodo,
Regras
especiais
1. Ditongos “éi, ói, e éu” abertos
(que se expandem com o ar ao ser pronunciado): eram acentuados, porém de acordo
com a nova regra ortográfica “não mais” – exemplos:
Ideia, alcateia, geleia, plateia, traqueia,
jiboia, heroico, androide... Ou seja, antes eram todos acentuados...
2. O acento que permanece
Nas palavras oxítonas e nos monossílabos
tônicos:
Exemplos: papéis, anzóis, céu, chapéu, anéis, constrói...
Ou seja, se repararmos bem nos sons dessas palavras, percebemos que começam
mais fortes e enfraquecem ao terminar a palavras e isso significa que são
ditongos decrescentes (fechados) e por isso continuam com o acento.
Ademais, outra
modificação que causou certa polêmica, os “hiatos” (duas vogais em sílabas
separadas).
Como era
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Como ficou
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i, u
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Feiúra
|
Feiura
|
oo
|
Côo,
enjôo, perdôo, magôo, vôo
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Coo,
enjoo, voo, magoo,
perdoo
|
ee
|
A 1ª vogal do hiato –ee dos verbos:
crer, dar, ler, ver e seus derivados na terceira pessoa do plural eram
acentuados:
Eles/elas
crêem, dêem, lêem, vêem, descrêem, relêem, prevêem...
|
Eles/elas creem, deem, leem,
veem, descreem, preveem,
|
E para encerrar (que bom!
Não é?), enfim... O trema foi abolido, mas as palavras seguem com o mesmo
som...
Obrigada a todos pela
atenção e espero que este artigo tenha ajudado a todos que leram em algum
momento dos tópicos citados
Ah!
Uma dica de sociabilidade...
Atualmente não se chama
mais atenção de ninguém de forma pejorativa quando este cometer alguma gafe,
afinal, fazemos parte um país multicultural, com muitas raízes e influências,
sem falar que o sistema educacional e social também não colabora para que todos
tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem, e isso leva muitos a sofrerem
de um desvio do padrão culto da Língua portuguesa, tais pessoas precisam ser
respeitadas e devidamente orientadas para que possam compreender o porquê que errou;
menosprezar, fazer brincadeiras desagradáveis ou mesmo tachar essas pessoas disso
ou daquilo é o mesmo que incentivá-las a seguir na ignorância, e se você é
mesmo do “bem” ajude-as, a saber, o certo de forma certa, afinal nem todos nascem
com a mesma sorte.
“Um
país forte e evoluído se faz com educação, respeito e vai além das letras e
palavras, fala-se de gestos nobres e consideração. Se não é bom para mim,
também não deve ser ao meu próximo.”
Facebook/Ápposus Português e
Espanhol Eficahz Jundiaí
curta e faça a sua pergunta...
Obs.: todos os temas em estudo estão sempre em construção, por isso, dicas e sugestões são sempre bem vindas.
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