Curso de Espanhol e Aulas de Português em Jundiaí

segunda-feira, 30 de março de 2015

DÊ UMA OPORTUNIDADE A SI PRÓPRIO


Algumas pessoas não se levantaram mais depois de certas derrotas. Outras nunca mais tiveram coragem de olhar para o horizonte com esperança, depois de suas perdas. Pessoas
sensíveis foram encarceradas pela culpa, tornaram-se reféns do seu passado, depois de cometerem certas falhas. A culpa as asfixiou.
Alguns jovens extrovertidos perderam para sempre sua
auto-estima depois que foram humilhados publicamente. Outros perderam a primavera da vida porque foram rejeitados por seus defeitos físicos ou por não terem um corpo segundo o padrão doentio de beleza ditado pela mídia.
Alguns adultos nunca mais se levantaram depois de atravessar uma grave crise financeira. Mulheres e homens perderam o romantismo depois de fracassarem em seus relacionamentos afectivos, após terem sido traídos, incompreendidos, feridos ou não amados.
Filhos perderam a vivacidade nos olhos, depois que um dos pais fechou os olhos para a existência. Sentiram-se sós no meio da multidão. Crianças perderam sua ingenuidade depois da
separação traumática dos pais. Foram vítimas inocentes de uma guerra que nunca entenderam. Trocaram as brincadeiras pelo choro oculto e cálido.
A complexidade da mente humana nos faz transformar uma borboleta num dinossauro, uma decepção num desastre emocional, um ambiente fechado num cubículo sem ar, um sintoma físico num prenúncio da morte, um fracasso num objecto de vergonha.
Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta (Foucault, 1998).
(Augusto Cury) in "Nunca Desista De Seus Sonhos"
www.jet7angola.com



quarta-feira, 25 de março de 2015

QUESTÃO DE CONCURSO



·      ·        Leia as opções com atenção, analise-as e depois assinale a opção que foi transcrita com problemas na correção dos tempos verbais.

a.      Em setembro de 1988, pesquisa realizada com apoio do conselho de pesquisa (CNPq) procurou medir a capacidade do trabalhador brasileiro de entender o que lê e estabelecer relações entre quantidades expressas em números, com critérios semelhantes aos usados nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os 29 principais países industrializados.

b.      Seria assustador que 82% dos entrevistados não entenderam a conta de juros reais que incidiam, por exemplo, na prestação de um eletrodoméstico. Na era da informática, que tipo de oportunidade profissional pode ter uma pessoa com tais carências de qualificação?


c.       A pesquisa, realizada em várias cidades brasileiras, entre a população de baixa escolaridade, entre 15 e 55 anos, mostrou que, entre 69% e 81% (conforme a região dos 2 mil entrevistado), quando solicitados a analisar texto explicativo simples, apenas reconheciam o tema, sem assimilar o sentido do texto.


d.      A oferta de escolaridade combate o analfabetismo absoluto, como prova o caso brasileiro, mas não garante capacidade de apreensão, compreensão e concentração que os empregados modernos exigem.

e.      Por isso a UNESCO insiste em que é preciso “Educação de Qualidade”. Alfabetizar custa pouco – o Comunidade solitária gasta US$ 34 per capita. Educar para o moderno mercado de trabalho tem custo bem mais elevado, mas são poucos os países dispostos a pagá-lo.
           (O estado de S. Paulo – Notas e Informações, 22/4/2000, p.A3, com adaptações)


Resposta: Opção B

·         Explicação: a forma verbal SERIA (futuro do pretérito) passa a ideia de incerteza; e por conseqüência o verbo seguinte, pelo contexto, deve ser empregado no pretérito “mais-que-perfeito do subjuntivo” assim, como o verbo “incidir” deve ficar no presente do indicativo.
·         Forma correta: “Seria assustador que 82% dos entrevistados não tivessem entendido a conta de juros reais que incidem...” 

segunda-feira, 23 de março de 2015



Personagem e tempo no texto narrativo


Em uma narrativa, personagens e tempo são elementos fundamentais: os personagens enfrentam uma sequência de obstáculos que compõem o enredo da história, organizada em progressão temporal (um fato sucede o outro). O tempo é o elemento que determina o momento em que ocorre uma história, sua duração e o instante em que se dá a sequência dos fatos.




1.      Em sua opinião, o que levou essa imagem a se tornar notícia?

2.     Se você tivesse de escrever uma notícia ou uma narrativa de aventura a respeito dessa imagem, que aspecto destacaria?

3.     Em que tempo se passaria o fato: no passado, no presente ou no futuro?

4.     Que título você daria a seu texto?



sexta-feira, 6 de março de 2015

ESPAÑOL PARA LOS CHICOS DE TABLEAU



Vai aqui algumas explicações de “Español” que prometi  para alguns alunos do Colégio Tableau – em específico para a “turminha do 6º e 7º Ano” – Vamos a elas?

·         Para o 6º Ano:

Será apresentado um texto na VA para ser interpretado que terá o conteúdo de “saludos y presentaciones” – este texto traz alguns personagens realizando a ação de se apresentarem e como apresentar alguém, tanto de maneira formal como informal – as perguntas de compreensão se referem a como isso acontece – exemplos:

De maneira formal se diz:
De maneira informal se diz:
¡Hola! ¿Cómo está?  --- Bien, ¿y usted?
Le presento a María

-¡Hola! ¿Qué tal?   ----    Bien, ¿y tú?
Te presento a María…

De maneira formal se refere a:
“usted”
De maneira informal se refere a:
“Tú”

Então é só ler com atenção que será “super” fácil...
Além disso, vale prestar a atenção nos seguintes itens:
  • ·         Yo – se refere à 1ª pessoa do singular (eu)
  • ·         Nosotros /nosotras – se refere a 1ª pessoa do plural (nós)
  • ·         Él/ella – se refere à 3ª pessoa do singular
  • ·         Ellos/ellas – se refere à 3ª pessoa do plural
  • ·         Él é masculino e ella é feminino
  • ·         Usted se refere também à 2ª pessoa do singular e é estilo formal
  • ·         Ustedes se refere à 2ª pessoa do plural e é formal


Assim temos a seguinte tabela:
PERSONA
SINGULAR
PLURAL

PRIMERA
---------------------------
YO
NOSOTROS (AS)
SEGUNDA
INFORMAL
VOSOTROS (AS)

FORMAL
USTED
USTEDES
TERCERA
MASCULINO
ÉL
ELLOS

FEMENINO
ELLA
ELLAS

E para terminar essa explicação, vejam como fica a conjugação do verbo SER

YO
SOY
NOSOTROS
SOMOS
ERES
VOSOTROS
SOIS
USTED
ES
USTEDES
SON
ÉL / ELLA
ES
ELLOS / ELLA
SON


  • PARA O 7º ANO –  


PRESTEM ATENÇÃO NA CONJUGAÇÃO DOS VERBOS PARECER E TRADUCIR

Singular
Verbo parecer
Plural
Verbo traducir
Yo
PAREZCO
Nosotros(as)
TRADUCIMOS
PARECES
Vosotros(as)
TRADUCÍS
Usted
PARECE
Ustedes
TRADUCEN
Él/ella
PARECE
Ellos/ellas
TRADUCEN

E além disso, prestem atenção nos exemplos de comparações:
·         Un bolígrafo usado dura MÁS QUE  un nuevo.
·         En San Pablo hay MÁS gente QUE Madrid.
·         En San Pablo hay MÁS contaminación COMO en México.
·         En Brasil el metro es TAN rápido COMO el tren.
·         Ella es TAN dedicada a los estudios QUE tú.