Curso de Espanhol e Aulas de Português em Jundiaí

terça-feira, 3 de junho de 2014

COMO LIDAR COM CRIANÇAS HIPERATIVAS?


Os distúrbios de “Hiperatividade”

O que dizem: 

 “Os professores sabem o que muitos profissionais não sabem: não existe apenas uma única síndrome de Hiperatividade, mas muitas; que a hiperatividade raramente ocorre de uma forma “pura”, mas, ao contrário, normalmente apresenta-se ligada a muitos outros problemas como dificuldade de aprendizado ou mau humor; que HIPERATIVIDADE muda conforme o clima, é inconstante e imprevisível; e que o tratamento para HIPERATIVIDADE, a respeito de ser claramente esclarecido em vários livros, representa uma dura missão de trabalho e devoção. Não há uma solução fácil para administrar HIPERATIVIDADE na sala de aula ou em casa. "

Minha opinião:

Vejo-as como seres humanos normais, apenas mais agitados. São alunos espertos e vibrantes, contagiam-me pela velocidade com que recebem as informações, por isso precisam ser treinadas e educadas de forma especial, com total atenção e carinho. 

Tenho acompanhado há 02 anos alguns desses alunos e confesso que me surpreendi com a quantidade de associações são capazes de fazer, aprendi muito com cada um deles e os mesmos sempre estão me ensinando a ter mais paciência e tolerância com assuntos delicados e desagradáveis.

*Alguns tipos de hiperatividade*
- Tipo desatento 

     A pessoa apresenta pelo menos, seis das seguintes características: 
     - Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado. 
     - Dificuldade em manter a atenção. 
     - Parece não ouvir. 
     - Dificuldade em seguir instruções. 
     - Dificuldade na organização. 
     - Evita / não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado. 
     - Frequentemente perde os objetos necessários para uma atividade. 
     - Distrai-se com facilidade. 
     - Esquecimento nas atividades diárias. 

- Tipo hiperativo/ impulsivo 

     É definido se a pessoa apresenta seis das seguintes características: 
     - Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira. 
     - Dificuldade em permanecer sentada. 
     - Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente (em adulto, há um sentimento subjetivo de inquietação). 
     - Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente. 
     - Fala excessivamente. 
     - Responde a perguntas antes delas serem formuladas. 
     - Age como se fosse movida a motor. 
     - Dificuldade em esperar sua vez. 
     - Interrompe e se interrompe. 

- Tipo combinado 
É caracterizado pela pessoa que apresenta os dois conjuntos de critérios dos tipos desatento e hiperativo / impulsivo. 
COMO VEMOS QUANTO MAIS SABEMOS, MAIS PRODUTIVA PODERÁ SER UMA AULA VOLTADA A ALUNOS COM HIPERATIVIDADE, POIS PODEMOS USAR E ABUSAR DE NOSSA CRIATIVIDADE PARA AUXILIÁ-LOS EM MÚLTIPLAS TAREFAS, E COM CARINHO, PACIÊNCIA, ALEGRIA E BOA VONTADE, SEMPRE NOS DÃO RETORNOS POSITIVOS E GRATIFICANTES. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário