Os distúrbios de “Hiperatividade”
O que dizem:
“Os professores sabem o que muitos profissionais não sabem: não existe apenas uma única síndrome de Hiperatividade, mas muitas; que a hiperatividade raramente ocorre de uma forma “pura”, mas, ao contrário, normalmente apresenta-se ligada a muitos outros problemas como dificuldade de aprendizado ou mau humor; que HIPERATIVIDADE muda conforme o clima, é inconstante e imprevisível; e que o tratamento para HIPERATIVIDADE, a respeito de ser claramente esclarecido em vários livros, representa uma dura missão de trabalho e devoção. Não há uma solução fácil para administrar HIPERATIVIDADE na sala de aula ou em casa. "
Minha opinião:
Vejo-as como seres humanos normais, apenas mais agitados. São alunos espertos e vibrantes, contagiam-me pela velocidade com que recebem as informações, por isso precisam ser treinadas e educadas de forma especial, com total atenção e carinho.
Tenho acompanhado há 02 anos alguns desses alunos e confesso que me surpreendi com a quantidade de associações são capazes de fazer, aprendi muito com cada um deles e os mesmos sempre estão me ensinando a ter mais paciência e tolerância com assuntos delicados e desagradáveis.
“Os professores sabem o que muitos profissionais não sabem: não existe apenas uma única síndrome de Hiperatividade, mas muitas; que a hiperatividade raramente ocorre de uma forma “pura”, mas, ao contrário, normalmente apresenta-se ligada a muitos outros problemas como dificuldade de aprendizado ou mau humor; que HIPERATIVIDADE muda conforme o clima, é inconstante e imprevisível; e que o tratamento para HIPERATIVIDADE, a respeito de ser claramente esclarecido em vários livros, representa uma dura missão de trabalho e devoção. Não há uma solução fácil para administrar HIPERATIVIDADE na sala de aula ou em casa. "
Minha opinião:
Vejo-as como seres humanos normais, apenas mais agitados. São alunos espertos e vibrantes, contagiam-me pela velocidade com que recebem as informações, por isso precisam ser treinadas e educadas de forma especial, com total atenção e carinho.
Tenho acompanhado há 02 anos alguns desses alunos e confesso que me surpreendi com a quantidade de associações são capazes de fazer, aprendi muito com cada um deles e os mesmos sempre estão me ensinando a ter mais paciência e tolerância com assuntos delicados e desagradáveis.
*Alguns tipos de hiperatividade*
- Tipo desatento
A pessoa apresenta pelo menos, seis das seguintes características:
- Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado.
- Dificuldade em manter a atenção.
- Parece não ouvir.
- Dificuldade em seguir instruções.
- Dificuldade na organização.
- Evita / não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado.
- Frequentemente perde os objetos necessários para uma atividade.
- Distrai-se com facilidade.
- Esquecimento nas atividades diárias.
A pessoa apresenta pelo menos, seis das seguintes características:
- Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado.
- Dificuldade em manter a atenção.
- Parece não ouvir.
- Dificuldade em seguir instruções.
- Dificuldade na organização.
- Evita / não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado.
- Frequentemente perde os objetos necessários para uma atividade.
- Distrai-se com facilidade.
- Esquecimento nas atividades diárias.
- Tipo hiperativo/ impulsivo
É definido se a pessoa apresenta seis das seguintes características:
- Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira.
- Dificuldade em permanecer sentada.
- Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente (em adulto, há um sentimento subjetivo de inquietação).
- Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente.
- Fala excessivamente.
- Responde a perguntas antes delas serem formuladas.
- Age como se fosse movida a motor.
- Dificuldade em esperar sua vez.
- Interrompe e se interrompe.
É definido se a pessoa apresenta seis das seguintes características:
- Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira.
- Dificuldade em permanecer sentada.
- Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente (em adulto, há um sentimento subjetivo de inquietação).
- Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente.
- Fala excessivamente.
- Responde a perguntas antes delas serem formuladas.
- Age como se fosse movida a motor.
- Dificuldade em esperar sua vez.
- Interrompe e se interrompe.
- Tipo combinado
É
caracterizado pela pessoa que apresenta os dois conjuntos de critérios dos
tipos desatento e hiperativo / impulsivo.
COMO
VEMOS QUANTO MAIS SABEMOS, MAIS PRODUTIVA PODERÁ SER UMA AULA VOLTADA A ALUNOS
COM HIPERATIVIDADE, POIS PODEMOS USAR E ABUSAR DE NOSSA CRIATIVIDADE PARA AUXILIÁ-LOS
EM MÚLTIPLAS TAREFAS, E COM CARINHO, PACIÊNCIA, ALEGRIA E BOA VONTADE, SEMPRE
NOS DÃO RETORNOS POSITIVOS E GRATIFICANTES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário