Curso de Espanhol e Aulas de Português em Jundiaí

sábado, 12 de outubro de 2013

A PNL e a Globalização


A globalização

O que se pode dizer com relação a ela se refere de forma simples, ou seja, é um dos processos de aprofundamento da integração social, econômica, política e cultural; também que interliga o mundo através do fenômeno gerando pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global motivada pelo impulso do barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do XXI. Essa aldeia global tem o intuito de permitir a ampliação da comercialização para os países centrais, além de interagir e aproximar pessoas, levando em consideração os aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos, gerando assim, a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar negócios, expandir-se socialmente e financeiramente. Por esse aporte tão poderoso, fica inevitável não conviver com a concorrência, e por isso, quanto mais as pessoas estudam, aprendem, se qualificam e se capacitam, mais conseguem conquistar e dessa forma, se tornam mais competitivas e atraentes para o mercado de trabalho. Hoje, aquele que busca saber mais e mais, que se interessa não apenas por si, mas como também pelo que acontece a sua volta e sabe diferenciar o que realmente é importante para o mundo que o cerca, tem mais oportunidades. E como diz a canção de Geraldo Vandré: - “Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. E porque falar de globalização para apresentar a metodologia “Associação Neurolinguística”? Simples.

Sabemos da importância da existência de excelentes profissionais, sabemos que hoje o mundo “globalizado” em que se vive não pede por profissionais assim, exige... E pensando nisso, queremos formar um exército de profissionais capazes de serem os melhores sempre, essa é cultura dos americanos, por exemplo, é assim que o governo americano educa e ensina seu povo, sendo assim, porque não pensarmos iguais a eles, uma vez que somos todos iguais, também, podemos ter as mesmas oportunidades, porém, depende de cada um fazer a sua parte. A parte da Eficahz é levar essa diretriz educacional e ampliar o projeto inicial do “Incentivo a Educação”, com uma visão mais abrangente de mundo, de pessoas, de negócios, de crescimento tanto pessoal como profissional e fazer com que todos possam atingir seus objetivos.

Focando a PNL (Programação Neurolinguística) mais a associação com as necessidades do mercado profissional da atualidade, o aluno aprenderá antes de tudo a se conhecer, a planejar e se programar para por em prática tudo que deseja para sua vida. Assim, através dos cursos de comunicação (Português e Espanhol), onde irão aprender de maneira “Eficahz” as formas mais corretas de se falar, escrever e pensar para poder participar de qualquer seleção, seja ela qual for, este aluno estará apto para concorrer em qualquer área que deseja vivenciar com excelência; e além disso, outro item a ser explanado é o “Eneagrama 360°”, o que permite que cada pessoa possa saber quais são suas potencialidades tanto positivas como negativas, e dessa forma, começarem um trabalho pessoal de mudança para melhor, isto é, a metodologia “Associação Neurolinguística” também serve para analisar as personalidades, onde cada qual, será avaliado de forma individual e também de forma individual, suas necessidades de aprendizado serão levadas em consideração, por isso, os grupos de estudos serão de no máximo quatro pessoas, para que o profissional (professor) possa acompanhar a linha de raciocínio de cada aluno e assim poder guiá-los de forma positiva e construtiva garantindo um aprendizado de qualidade e eficiente no menor tempo possível, e o quanto antes entregar esses alunos ao mercado profissional globalizado.

No curso de Língua Portuguesa, é passada aos alunos, a importância de se conhecer o próprio idioma, assim como conscientizá-los de que apenas falar não é o suficiente. Uma vez que o Brasil tem a cultura mais alegre e descontraída, onde não se pede regras gramaticais para ser educado perante a sociedade; dessa forma, muitos se esquecem, e não se preocupam em conhecer a norma culta de se escrever e de se falar; se esquecem de também, que o mercado de trabalho profissional exige um sublime conhecimento nessa área. Com esse objetivo leva-se a todos um ensino interativo e consciente da aprendizagem do “Português”, desde a fonética até as formas de análises (morfológicas, morfossintáticas e sintáticas), bem como as técnicas de redação com todas as suas concordâncias nominais, verbais, regências, coesão e coerência textual e contextual. Com certeza um aluno “Eficahz”, saberá como se portar diante de uma entrevista, de um cliente, em uma reunião de negócios, ou seja, saberão se apresentar com eficiência e elegância em qualquer situação profissional, além, claro, de terem o melhor resultado em qualquer prova/avaliação, tais como: vestibular, concursos públicos, destreza profissionais e afins.

Já no curso de Língua Espanhola, o principal motivo é o fato de o Brasil estar localizado no “MERCOSUL” e de certa forma, o mundo está voltando os olhares para esse mercado; sim! O inglês continua e sempre continuará tendo a sua importância, pois é e sempre será considerado o idioma universal, porém com abrangência dos olhares para o MERCOSUL, um segundo idioma se torna importante, ainda mais que o Espanhol no futuro se tornará a segunda língua mundial, sendo que é oficial em muitos países da América Latina; o profissional que se antecipar à esse mundo comunicativo, estará sempre um passo à frente de muitas negociações, interações e seu currículo sempre competitivo. Por isso, trazemos à “Associação Neurolinguística” ao método do Primer Plano, o qual foi desenvolvido para uma aprendizagem rápida e eficiente; baseada em situações reais de comunicação tanto no âmbito profissional inicial, pessoal, cultural & acadêmico e profissional avançado.

Seus tópicos de técnicas de conversação e escrita abrangem os seguintes itens:

·       *   Práticas de vídeos com perguntas de compreensão (sequencias de organização discursiva);
·        *  Resumos das exposições funcionais;
·        *  Estudos e avaliações gramaticas (normas cultas e coloquiais);
·       *   Exercícios motivadores e descontraídos;
·       *   Acento vocal adequado para cada cultura hispânica;
·       *  Situações para didáticas de conversações através de vivencias normais ao ser humano;
·     * Consolidações funcionais orais e escrita relacionada à autonomia dos alunos, potencializando assim uma fácil associação comunicativa;
·   * Revisão e ampliação dos conhecimentos dos vocábulos e suas estruturas através de uma exploração lexical construtiva e dinâmica.
·   * Materiais modernos que incluem livros áudios, CDs ROM, e uma linha de impressos que complementam com maestria as competências escritas.

     Entre os demais materiais associados a essa metodologia está o “VEN”; com sua apresentação imperativa e europeia que complementa o acervo e aporte cultural sobre o idioma, bem como o “Español en Marcha”, com sua linha simples de apresentação de exercícios e áudios, muitos alunos se sentem confortáveis com a apresentação dessa linha de raciocínio, pois tem uma linguagem acessível e extremamente interessante, muito próxima da cultura brasileira.  Sem falar da linha do “ECO”, “Conexión” e do acervo das Revistas “Habla”, o qual traz consigo o material auditivo (CDs) com os mais variados “acentos”: castelhano (espanhol tradicional), galego, colombiano, argentino, venezuelano, peruano e tantos outros. Tudo para que o aluno “Eficahz” possa trabalhar suas competências de compreensão auditiva. Como se pode ver... A evolução educacional, qualitativa, construtivista no ponto positivo chegou e chegou para ficar e fazer história, reconstruir o cidadão de forma inteligente e “Eficahz”, onde cada aluno (a) se sinta completo (a), capaz e com vontade de ganhar o mundo, atravessar fronteiras e conquistar o que até então parecia impossível. 


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PNL - Programação Neurolinguística


A Programação Neurolinguística (PNL) é uma das armas que podemos usar no combate ao analfabetismo funcional e em cursos de idiomas



  • A importância da PNL na Educação



O Brasil tem hoje 97,6% das crianças em idade escolar matriculadas no ensino básico, o que, infelizmente, não é indicativo de qualidade. Pesquisa da UNESCO em 2003 revela que 23% dos estudantes brasileiros na faixa dos 15 anos eram incapazes de entender os textos que liam; o que leva um estudante a se transformar num "analfabeto funcional”. Hoje apenas um em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática.

Não apenas no ensino básico, mas também como em qualquer ensino de qualidade, é preciso que alguns conceitos de educação sejam modificados e reestruturados, e a PNL é uma arma perfeita para isso, pois pode ser usado como um processo de reprogramação mental, na qual todo e qualquer aluno pode descobrir ou até redescobrir seus potenciais de aprendizagem e associá-los em todos os momentos de sua vida educacional, pessoal e profissional.

Em 2003 foi realizado o 1º Congresso Latino-Americano de Programação Neurolinguística - PNL, no Hotel Glória, Rio de Janeiro (RJ), e durante o Congresso foi discutido um plano de implantação da PNL nas escolas públicas a partir de um projeto-piloto, esta campanha contou com o trabalho gratuito e voluntário de renomados profissionais, em cursos de 15 a 20 horas, para professores da rede pública, e seguiu modelos experimentados em outros estados no qual o lema foi: "Vamos ajudar os professores a alcançar motivação, melhorar a sua autoestima, as técnicas de ensino, e, consequentemente, a aprendizagem", conforme o Doutor em cardiologia e mestre em Programação Neurolinguística, Jairo Mancilha, Presidente do Congresso.

Muitas pesquisas e estudos foram realizados de lá para cá e foi baseado nesses trabalhos que estudei e planejei o projeto de Incentivo à Educação, o qual chamei de “Associação Neurolinguística”, aplicando-o nas minhas aulas de Língua Portuguesa, Espanhol e Comunicação Humana; os resultados, para minha surpresa, saíram “melhores do que a encomenda”, a rapidez com que os alunos aprendem é sensacional. Claro que ainda faltam ferramentas que levem o professor a saber ensinar e o aluno a saber aprender, porém estou sempre estudando e pesquisando tudo que há de novo nessa técnica e sempre associando e aplicando, para que os resultados continuem sempre evoluindo. E como disse Eduardo Shinyashiki, que desenvolve em Santa Catarina um amplo trabalho que liga PNL à Educação.

"Trata-se de uma ferramenta para a mudança de paradigmas, modelos e referências que potencializa a comunicação, resgata no educador a esperança e a confiança necessárias ao desempenho de sua função. Os educadores continuam com postura de pedintes e precisam resgatar a sua dignidade, o seu poder humano, de realização. Esse trabalho deve contar com a adesão de toda a sociedade, pais e alunos. Não basta que haja referências e modelos pedagógicos fantásticos".


Profª Luciany Contreira 


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Associação Neurolinguística - Sucesso Garantido




Agende sua aula demonstrativa e confira!

Mais informações: apposus@gmail.com
Facebook/Luciany Contreira