Narrar é contar uma história. A narração é uma sequência de ações que se desenrolam na linha do tempo, uma após as outras. Toda ação pressupõe a existência de um personagem ou atacante que pratica em determinado momento e em determinado lugar. Assim, temos quatro dos seis componentes fundamentais de que um emissor ou narrador se serve para criar um ato narrativo: Personagem, ação, espaço e tempo em desenvolvimento. Os outros dois são: Narrador e enredo ou trama.
Descrever é pintar um quadro, retratar um objeto, um personagem, um ambiente. O ato descritivo difere do narrativo, fundamentalmente, por não se preocupar com as sequência das ações, com a sucessão de momentos, com o desenrolar do tempo. A descrição encara um ou vários objetos, uma ou várias personagens, uma ou várias ações, em determinado momento, em um mesmo instante e em uma mesma fração de linha cronológica. É a foto de um instante.
Diz respeito ao desenvolvimento de ideias, de juízos, de pensamentos.
Exemplos:
• Muitas das situações vivenciadas pelo cidadão na atualidade é fruto de uma pressão aculturadoras com a sublime missão de alienar cada vez mais a sociedade.
• É fato é que, por mais que se queira mudar o quadro político brasileiro, infelizmente, é inviável... Justamente e simplesmente por não haver uma educação social qualitativa que faça a população pensar no quão maravilhoso seria viver em um país menos injusto.
Dúvidas? Perguntas? Curiosidades?
Entre em contato com o e-mail: apposus@gmail.com e fique a vontade!
Profª Luciane
Nenhum comentário:
Postar um comentário