Curso de Espanhol e Aulas de Português em Jundiaí

quinta-feira, 25 de abril de 2013

NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E DISSERTAÇÃO


  • Narração
Narrar é contar uma história. A narração é uma sequência de ações que se desenrolam na linha do tempo, uma após as outras. Toda ação pressupõe a existência de um personagem ou atacante que pratica em determinado momento e em determinado lugar. Assim, temos quatro dos seis componentes fundamentais de que um emissor ou narrador se serve para criar um ato narrativo: Personagem, ação, espaço e tempo em desenvolvimento. Os outros dois são: Narrador e enredo ou trama.

  • Descrição
Descrever é pintar um quadro, retratar um objeto, um personagem, um ambiente. O ato descritivo difere do narrativo, fundamentalmente, por não se preocupar com as sequência das ações, com a sucessão de momentos, com o desenrolar do tempo. A descrição encara um ou vários objetos, uma ou várias personagens, uma ou várias ações, em determinado momento, em um mesmo instante e em uma mesma fração de linha cronológica. É a foto de um instante.

  • Dissertação
Diz respeito ao desenvolvimento de ideias, de juízos, de pensamentos.

Exemplos:

• Muitas das situações vivenciadas pelo cidadão na atualidade é fruto de uma pressão aculturadoras com a sublime missão de alienar cada vez mais a sociedade.

• É fato é que, por mais que se queira mudar o quadro político brasileiro, infelizmente, é inviável... Justamente e simplesmente por não haver uma educação social qualitativa que faça a população pensar no quão maravilhoso seria viver em um país menos injusto.


Dúvidas? Perguntas? Curiosidades?

Entre em contato com o e-mail: apposus@gmail.com e fique a vontade!

Profª Luciane

sábado, 20 de abril de 2013

Educação Social: Uma necessidade de máxima urgência.


 
Atualmente, viver-se tão fortemente uma cultura social de descentralização educacional, que à medida que o tempo passa, a sociedade deixa de saber realmente como é ser livre, passa a não mais reconhecer o significado das palavras respeito, bom senso, educação e consideração. A alienação social está cada vez mais tomando conta da vida das pessoas e o construtivismo da educação moderna no que tange a vida social, educacional e profissional das pessoas está em um ritmo de total descontrole.

É claro e óbvio para qualquer pessoa um pouco mais consciente e devidamente educada nas linhas corretas do raciocínio inteligente que, desde quando os portugueses aqui chegaram, trazendo na bagagem a pressão aculturadora que já exerciam na Índia, que, havia uma diferença enorme entre “Quem manda e como manda entre quem deve obedecer e obedecer e pronto!”; desde o Egito antigo, quando os faraós eram superiores porque assim os Deuses queriam, afinal a população precisava ser comandada por alguém aqui na “Terra”, e por que não o ser superior “o faraó”?

Ao ler tudo isso acima, pode-se surgir perguntas do tipo: O que será que o autor deve estar falando? Quanta coisa sem nexo! Nada a Ver! Pois, é justamente isso que os governantes gostam... Independentemente do país, seus credos e sua cultura política e social. Quanto mais a massa (população) se perguntar “O quê?” e dizer “credo!”, mais alienada fica, quanto mais alienada fica, mais sem noção fica, quanto mais sem noção, mais sem saber das falcatruas fica, ou seja, um quadro irreversível de ignorância, e claro quanto maior o número de ignorantes (vale lembrar que: “ignorante” é aquele que desconhece a verdade, apenas isso.), retomando... Quanto maior o número de ignorantes, mais os governos e quem mais detém o poder nas mãos, fazem o que querem e como querem.

Por isso, vai o recado: estude! Trabalhe por você e suas convicções! Tenha consciência de que você pode ter tudo o que quiser e que nasceu pobre apenas porque sempre foi conveniente para quem está no poder e não porque Deus quis. A sociedade precisa acordar e ver o mundo com outros olhos; precisa saber que o verdadeiro poder está em suas mãos, basta não ter preguiça de pensar e querer aprender a viver melhor sempre, todos os dias de sua vida.

Todos têm o direito de crescer profissionalmente e ganhar bem, todos! Portanto, sonhe com uma profissão e queiram sim ganhar muito dinheiro, mas não aceite se vender ou se corromper, a corrupção não é só politico que faz, um cidadão se corrompe cada vez que aceita uma favor em troca de voto, depois das eleições, são esquecidos e volta para a vida de misérias; se não quer ser pobre, se não quer mais misérias em sua vida, siga as seguintes instruções:
1.    Não venda seu voto em troca favor nenhum;

2.    Não trabalhe para políticos pensando em um cargo se ele ganhar;

3.    Não assista nem novelas e nem futebol se não tiver personalidade para se desligar depois e voltar para a vida real (Novela e futebol não pagam contas e nem patrocina médico e professor);

4.    Cobre resultados administrativos dos políticos;

5.    Lembre-se sempre que políticos e afins não são autoridades, são funcionários públicos e estão lá para servir a população, portanto, a população é o patrão e a autoridade;

6.    Pense: Leis são feitas para serem cumpridas em primeiro lugar pelos políticos, o exemplo precisa vir de cima;

7.    Não permita que os partidos políticos faça lavagem cerebral em você! Nunca defenda nenhum partido com unhas e dentes, veja tudo por um ângulo geral, e apenas depois tire conclusões aqui, ali e acolá;

8.    Analise: Os políticos são todos iguais independentemente do partido;

9.    Saiba que os interesses são mútuos e todos negociam apenas como eles podem sempre sair ganhando;

10.  E por último: se valorize como pessoa, cidadão, ser humano e respeite a vida do que e de quem quer que seja, homem, mulher, criança, idoso, heterossexual, homossexual, animais, plantas e etc... A vida é um presente de Deus para todos! Todos têm o direito de viver e ser respeitado como um todo em sua unidade!

É muito importante que as pessoas comecem a refletir sobre a vida de forma geral em todos os sentidos sociais – somos todos iguais e quando vemos algo que não funciona, apenas reclamar ou acusar não ajuda, não melhora, não muda; é preciso que cada um saia do seu comodismo de falar, acusar, pois, só existe evolução e melhoria quando se reconhece os próprios erros e culpas. Sim! Somos todos culpados pela situação política e econômica que vivemos, e por quê? Porque não somos unidos e sempre nos redemos ao jogo daqueles que estão no comando, aceitamos ser marionetes, aceitamos ser comandados, aceitamos todo tipo de lavagem cerebral e assim nos separamos, nos distanciamos e não nos entendemos enquanto eles... Eles... Rssss! Divertem-se como Nero se divertiu ao ver Roma pegando fogo!

Todos que se encontram no poder são unidos, fortes e sempre estão negociando!

A massa (a população) é educada para ser cada vez mais desunida e fraca!

Assim funciona todo tipo de poder, todo tipo de política!

 

Ps. Nero, Calígula, César, o clero, os nobres, os senhores feudais, os reis de Portugal, Espanha e etc... Enfim... Todos foram excelentes professores de ciências políticas e quem estudou e aprendeu suas lições estão muito bem de vida! Estude você também!