Curso de Espanhol e Aulas de Português em Jundiaí

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Português e a Comunicação Humana


Muitos me perguntam o porque de se estudar "A Língua Portuguesa" - e eu sempre explico muitos motivos para isso, como por exemplo: arrumar um bom emprego, pois quem sabe se expressar sempre chama mais a atenção, para ter uma escrita perfeita, e também, claro, para ter uma boa emissão de voz e poder lidar com muitas situações do cotidiano - quem conhece seu idioma fala bem, escreve bem, sabe como emitir a sua voz e assim se expressa sempre melhor, se comunica melhor com as pessoas e assim por diante; por isso segue abaixo um texto super "bacana" sobre Eimissão de Voz...

Emissão da voz

Na emissão da voz distinguem-se três elementos:
1º - O tom;
2º - O timbre;
3º - A intensidade.

O tom pode ser chamado de altura ou frequência, é o número das vibrações por segundo. Para quem fala em público, é importante encontrar e reconhecer nos sons a nota que soa melhor e pode permanecer ativa por mais tempo e assim, não se cansar.

Essa nota pode alcançar três extensões de vozes:

1ª – Tenor: que é mais clara, penetrante e mais suave;
2ª – Barítono: onde podemos considerar normal para o homem, pois não surpreende e é sempre agradável;
3ª – Baixa: a qual apresenta o risco dos sons graves fatigantes e, por vezes, monótonos.

Na emissão oral, o registro médio, a voz intermediária entre o tenor e o baixo é o ideal. Saber manejar com inteligência as três vozes é algo que precisamos sempre trabalhar. Recomenda-se variar o tom de acordo com o pensamento que foi traçado quando preparamos a apresentação.

O timbre é a qualidade do som, porque nos permite distinguir uma voz da outra; é a verdadeira personalidade da voz. Uma voz bem timbrada faz com que o som das palavras seja limpo e harmonioso. Saber respirar corretamente ajuda a melhor quase sempre o timbre a voz, pois auxilia na coordenação das palavras, frases e orações.

Ao se referir às palavras, frases e orações, fala-se de “articulação”. É ela que dá claridade e nitidez à palavra; a boa articulação faz ressaltar todas as qualidades da voz. É indispensável articular bem e o estudo disso compreende os dois elementos fundamentais da linguagem falada: vogais e consoantes. São as diversas combinações que formam as sílabas, e as sílabas unidas por diversos modos, formam as palavras, as quais, agrupadas em um determinado sentido, constituem as frases. Todo valor das palavras está nas consoantes e nos exercícios de articulação é preciso duplicar e até triplicar cada consoante. Também, é necessário desenvolver a musculatura do céu da boca, a língua e os lábios.

A palavra dicção designa o próprio ato de dizer, pois é a qualidade da voz falada e como não podia ser diferente, também depende muito da respiração: inspiração, pausa, expiração. E para melhorar a dicção recomenda-se respeitar a pronúncia correta das palavras, fazer soar nas frases e nas palavras as tônicas, saber pronunciar os finais das frases, sem enfraquecê-las e não torná-las sem expressão, o timbre da voz deve estar de acordo com o sentimento e as imagens faladas devem ter vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário