Curso de Espanhol e Aulas de Português em Jundiaí

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Viver é aprender...

                                                                                                                      Por Natália Botelho 


sábado, 20 de setembro de 2014

COMO DISSERTAR NO VESTUBULAR?



Não tenha medo de escrever. Você sabe que aprendeu, e que redação em vestibular é o mesmo que redação em sala de aula e que é capaz de se sair muito bem, porém alguns cuidados devem ser tomados na hora do exame.

1.    Leia atentamente, mas com a máxima atenção o enunciado da proposta de redação. Nela está indicada o que realmente se deve fazer. Caso Ler mal e não interpretar corretamente, poderá se perder e errar. Um bom exemplo disso aconteceu em 2002, onde o tema proposto foi o seguinte: A verdade ou a mentira: Uma questão de conveniência? Sem dúvida um tema fácil, porém, por parte de alguns candidatos houve a troca de Conveniência por convivência, isso levou o tema para outra dimensão e claro, os que assim fizeram não conseguiram ir bem. Isso se explica pela simples falta de atenção na hora da leitura. Daí, a importância de estar atento e ter certa maestria em interpretação de textos.

2.    Existe instruções que são necessárias saber-las bem antes da prova, por exemplo: muitos pedem sempre uma redação dissertativa em prosa, por isso não invente qualquer outro tipo de texto, bem como não faça piadas, usos de gírias e vocabulário que não seja do seu conhecimento e lembre-se: - Disserte. Se isso não ocorrer a nota será 0.

3.    Obedeça ao tema solicitado, pois é tudo muito claro e explícito quanto ao tema, e lembre-se que o importante é conhecer o tema, o candidato deve ser capaz de dissertar a respeito, por isso, aconselha-se: simplicidade e foco no tema, além claro de ser criado na hora, afinal a banca examinadora perceberá se houve espontaneidade e se o texto é natural. Fica a dica: não tente decorar nada e não fuja a sua personalidade, tentando escrever como se fosse outra pessoa.

4.    Outro ponto interessante são os textos auxiliares que servem apenas para “auxiliar” e não para copiar. Tire o máximo proveito da interpretação de textos para se aprimorar como “escritor”, assim, portanto, seja autêntico e isso, não significa que não poderá fazer citações, claro que sim, mas não se esqueça de mencionar os autores

5.    E por fim, recordemos: Um texto em prosa é aquele que manifestamos e defendemos nossa opinião sobre o tema, mas não use o tempo todo “eu isso”, “eu aquilo”. Prefira focar o tema na terceira pessoa. Pode-se escrever em primeira pessoa, contudo não cuidado para não manifestar com veemência seus sentimentos e opiniões e se perder em suas argumentações.



Enfim essas dicas se forem bem analisadas e refletidas, podem surtir
excelentes efeitos se associadas com o conhecimento gramatical, 
principalmente, com a utilização das "Orações Subordinadas".

Para mais informações entre em contato com: apposus@gmail.com
                                                                    Profª Luciany