Curso de Espanhol e Aulas de Português em Jundiaí

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Conscientização é tudo!


Hoje grande parte dos problemas enfrentados pela sociedade é a falta de conscientização; muitos não sabem, mas o motivo pelo qual, muitas coisas são ineficientes está no quesito de que “Este problema não é meu!” “eu não tenho nada a ver com isso!” Pensamentos totalmente errôneos que leva cada um dos cidadãos brasileiros a se prejudicarem gravemente, seja a forma que for, seja fisicamente, mentalmente, socialmente, educacionalmente, enfim... Seja qual for o prejuízo sofrido, todos acabam pagando por alguma coisa, que realmente não tiveram a culpa, mas indiretamente, a culpa é de todos nós.

Uma das principais causas de tanta falta de conscientização é o descaso pelo qual sofremos por parte dos governantes, descaso esse, proposital; uma maneira bem especifica é a desqualificação da educação, antigamente (bem antigamente, claro!), só freqüentava a escola particular quando o aluno não conseguia acompanhar o ensino de “alta qualidade” das escolas públicas, hoje... Quem pode pagar foge das escolas públicas e muitos fazem verdadeiros malabarismos econômicos para que seus filhos possam ter um ensino de qualidade; e eu pergunto: O que aconteceu com aquelas maravilhosas escolas públicas, que formaram tantos ilustres cidadãos? A resposta é simples... Caiu no descaso e foram remetidas para o endereço da falta de conscientização. E eu digo com toda certeza do mundo (posso estar equivocada...), mas realmente o que está falida não é a educação pública, é a educação social. Pois é, a Educação Social está falida, sem um vintém pra contar a história de tantas manobras que aos poucos, através dos tempos, de maneira gradativa as coisas foram mudando, sim! De maneira gradativa, foram criadas manobras de redução de qualidade da educação, dando nomes bonitos, chiques e etc., muitas leis, muitas regras, muitos valores foram mudando, mudaram tanto e de uma maneira tão discreta através do tempo, que hoje nos encontramos com uma sociedade sem memória, sem consciência, sem sabedoria, sem noção de direitos, sem vontade de fazer nada para mudar e então há outra pergunta: “Que sociedade é essa?” Como já diria Renato Russo naquela canção: “Que país é esse?” Um país feito de pessoas sem consciência, que acham que o que acontece de ruim com o vizinho é problemas dele?

A falta de consciência é uma doença extremamente destrutiva, que leva os governantes a fazerem o que querem e como querem nunca em toda a história um país teve tantas pessoas querendo se eleger, nunca em toda a história a ganância falou tão alto, nunca o índice de pessoas sem noção do que é patriotismo foi tão grande. É preciso começar a refletir sobre isso. O governo é como é por culpa nossa, que permitimos o descaso, a insensatez, a ganância e principalmente o roubo da nossa preciosa educação social. Sim, através do tempo os governantes foram roubando de cada cidadão a noção de educação, bem estar e dignidade. Não há muito tempo, alunos que saiam da oitava série sabiam ler, escrever, interpretar e julgar o que era justo ou não, hoje saem analfabeto funcional e o que é isso? Analfabeto funcional? Pois é... Nossa sociedade está super povoada de pessoas assim... “Analfabeto Funcional!”

Mas o é mesmo “analfabeto funcional”? São pessoas que apenas reconhecem vocábulos, palavras, mas não sabem o que realmente significam, não sabem associar um termo com outro, não sabem ler e entender nada, de nada versus nada!! Nada, é isso, mesmo! Nada de nada!! Pessoas que ouvem, mas não entendem o estão ouvindo, lêem e não sabem o que estão lendo, simplesmente apenas reconhecem vocábulos e palavras, só isso, mais nada. E isso é ótimo para os governantes, um povo que não entende nada, não vai entender as manobras políticas realizadas por eles. E assim de governo em governo, as lições são repassadas: “Ensinem e eduquem a sociedade à apenas reconhecer vocábulos e palavras, porque ficar em primeiro lugar no ranque de analfabeto iletrado é muito feio, praticamente ridículo, portanto, ensinem e eduquem nossas crianças, nossos jovens e levem a sociedade à apenas reconhecer vocábulos e palavras, sociedade que sabe pensar... Nem pensar! Cruz Credo, Ave Maria... Nem pensar!!”

Uma sociedade mal educada, sem consciência sem noção de diretos e justiça é o ideal para o Brasil, assim, como já dizia aquela outra canção (do Paralamas do Sucesso): “Parabéns coronéis, vocês venceram outra vez, o congresso continua a serviço de vocês (...)”. E será que é esse quadro que queremos deixar pintado para os nossos filhos e netos? Até quando vamos fechar os olhos para tanto descaso, brincadeira e falta de consciência? Por que não mudar o rumo da história e cobrar mais e mais das pessoas Lá do congresso e mais ainda da sociedade onde vivemos. Reclamar e falar mal o governo atual não adianta (sem querer sucumbir do atual suas responsabilidades), pois toda essa “falta de tudo” que o Brasil sofre vem desde 1500! O processo de desvalorização da sociedade acontece desde os tempos de outrora, quando nossos pais eram jovens e nós criancinhas... É preciso parar de acusar, ofender, agredir e causar confusão; é preciso acordar e ver que nossa sociedade está doente, gravemente doente e o nome da doença é “Falta de conscientização”.

É possível acreditar que essa doença tenha cura, basta tirar o tampão que nos foi colocado nos olhos para impedirmos de olhar para o que existe além e a nossa volta; e assim, buscar saída e soluções para todos os nossos problemas sociais, ao invés de nos conformar com os fatos e esperar que os responsáveis legais tomem alguma providencia; sem culpa nenhuma eles continuarão a fazer de conta de que isso não é problema deles, é nosso, e como somos “analfabetos funcionais” acreditam piamente que também não faremos nada.

Eu voto em partir em busca da cura da nossa sociedade e você?

Apposus Aulas Particulares

* Espanhol;
* Português;
* Redação;
* Informática (Jovens, adultos e Melhor Idade)
Aulas personalizadas em: CONCURSO PÚBLICO; VESTIBULARES; DESTREZA PROFISSIONAL; ACOMPANHAMENTO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO;

Agendamento de aula demonstratica através dos Telefones:
3446-8292 / 9877-4295
Mais informações: apposus@gmail.com Profª Luciane