Curso de Espanhol e Aulas de Português em Jundiaí

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Morfologia

A “Morfologia” estuda a origem das palavras, como são formadas e quais significados podem ter. Por exemplo: José estuda muito e é muito inteligente. Onde...
· José é: substantivo próprio
· Estuda: Verbo de ação
· E: conjunção aditiva
· É: verbo de ligação
· Muito: advérbio de intensidade
· Inteligente: adjetivo

Como se vê, cada palavra tem um nome e um significado, se começarmos pelo substantivo, podemos dizer que é uma palavra variável, pois flexiona em: masculino, feminino, singular, plural, também pode ser simples, concreto, abstrato, comum, próprio e assim seguimos em frente. O verbo também é uma palavra variável, porque pode vir conjugado na 1ª, 2ª, 3ª pessoa do singular ou plural, pode indicar modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (passado, presente, futuro). O advérbio vem para modificar o verbo, o adjetivo ou até mesmo outro advérbio e assim a ideia expressa na oração pode variar e ter outra interpretação e o adjetivo é a palavra que qualifica ou descreve algo ou alguém; ambas são palavras variáveis, pois dependendo como são associadas as demais palavras na oração, podem aparecer de muitas formas diferentes.
Viu? Como é simples entender um texto... Mas, se mesmo assim ainda houver algumas dúvidas, pense assim:
1. Uma somatória de letras é igual a uma palavra;
2. Uma somatória de palavras é igual a uma frase ou oração;
3. Uma somatória de frases ou oração é igual a uma idéia;
4. Uma somatória de idéias é igual a um texto e todo texto contém um contexto, ou seja, aquilo que foi pensado por alguém e escrito para muito pudessem ficar sabendo.


Lendo sempre e muitos textos diferentes, fazem com que amplie o nosso leque de idéias e pensamentos, que nos ajuda a chegar a algum lugar, aprender mais e parecer cada vez mais inteligentes perante os demais.
Pensando nisso qual a diferença entre indicativo, subjuntivo e imperativo?
E qual a diferença entre “A, À e Há”?

Você sabe? Bom... Vamos lá!

Quando um verbo vem flexionado no indicativo, significa que a ação expressa na oração é real, verdadeira, ou aconteceu, ou está acontecendo ou vai acontecer. Quando vem no subjuntivo, não temos certeza, pois expressa dúvida ou probabilidade, pode ser que sim, pode ser que não, não é? Agora quando o verbo aparece no imperativo, indica sugestão ou ordem.

Dando sequência a segunda pergunta...
A é: artigo (e a função do artigo é acompanhar o substantivo, pois o substantivo sozinho não se define se é masculino ou feminino, singular ou plural) quem o ajuda a definir-se é o artigo (a, as, o, os).

À: é a soma de um artigo definido feminino “a” + preposição “a”, que indica movimento, por exemplo: Mariana vai à escola (é mais ou menos assim: vai a a escola), o verbo ir precisa de uma preposição e o substantivo escola precisa do artigo, e assim os dois juntos dão a idéia de que Mariana se movimentou de um lugar para outro. Esse é só um dos exemplos da Crase, sim?

Já o “há” advêm do verbo “haver” que indica “existência” de algo ou alguém...

Por essas e outras que a leitura é muito importante, e ler com atenção para tentar descobrir o que cada palavra significa dentro do contexto em que está inserida faz parte do ensinamento da morfologia.

Gostou? Que tal praticar um pouco?

1. "A pessoa se casa planejando ser feliz". A palavra em destaque é:

a)( ) artigo b)( ) adjetivo c)( ) verbo d)( ) substantivo


2. "Eles compraram uma bela casa aqui no bairro". A palavra em destaque é:

a)( ) artigo b)( ) adjetivo c)( ) verbo d)( ) substantivo


3. Carlos Henrique é um menino esperto, estuda muito e quando não entende alguma coisa, pergunta e procura formas de conseguir aprender. Ele não faz questão de ser o primeiro da turma, mas sabe que para ter uma vida melhor, precisa se esforçar. Responda o que se pede:

a) O substantivo que está sendo substituído pelo pronome ele é: _____________.
b) O numeral do texto é: ________________________.

c) Ache o adjetivo e escreva aqui:____________________.

4.0 - "O tique-taque do relógio diminuiu, os grilos começam a cantar. E Madalena surge no lado de lá da mesa. Digo baixinho: - Madalena!". Há no texto:

a) três sujeitos ( ) b) cinco sujeitos ( ) c) quatro sujeitos ( ) d) três sujeitos, sendo um oculto.

E aí? Confirme as Respostas via e-mail: apposus@gmail.com




terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pontuação: Você sabe pontuar?

Saber pontuar é um aspecto muito importante para quem quer melhorar suas redações, através dela, podemos expressar exatamente o que desejamos e assim mantemos uma estética, damos um ritmo ao texto e que o lê, consegue acompanhar o nosso pensamento de maneira mais claro e objetiva, ou seja, saber pontuar torna a leitura das ideias mais claras para o leitor.

Aqui vai uma dica:

A Vírgula: Indica uma pequena pausa na leitura, deixando a voz em suspenso à espera da continuação; usamo-la para no interior de uma oração, para destacar elementos intercalados, como:



  • Uma Conjunção: "Andamos muito, logo, estaremos cansados."


  • Uma expressão explicativa: "Hoje as causas do atentado estão quase se descobrindo, mas, isso, ainda não é certeza."


  • Um aposto: "Giuseppe Garibaldi, o herói de de duas pátrias, lutou pela liberdade."


  • Um adjunto advervial: "Estes alunos, com certeza, têm futuro."

Mais dicas sobre a vírgula? deixe seu comentário ou acesse o e-mail: apposus@gmail.com e faça a sua pergunta.

Apposus... Fazendo da educação algo agrádavel e interativo!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Fonética e Comunicação

Com relação a "fonética" destacamos os "nívei de fala" que por sua vez chamamos de "comunicação", ou seja, cada um de nós, ao falar ou escrever, utilizamos de palavras que se encontram dentro de um sistema (a Língua Portuguesa), que claro, é comum a todos nós.

Mas o que é mesmo comunicação?

Veja a comparação: comum + i + ç + ação... Analisou? Então... Se você percebeu a separação, percebeu também que algo está bem evidente, comunicação é: por em comum uma ação.


Por isso que a "fonética" de faz importante, pois estuda o sons das palavras e através desses sons estabelece a distinção de significados entre as palavras e essa distinção é chamada de fonemas e é através deles e suas classificações que conseguimos entender o se fala, como se fala e o qual o significado da mensagem que nos foi transmitida.



Para mais dicas e explicações deixe seu comentário com nome e e-mail...


Bom final de semana

Profª Luciane

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vamos Salvar a Natureza

A Terra caminha a passos largos para uma insustentabilidade ambiental, o que preocupa todos aqueles que buscam com ares de pesar e responsabilidade a preservação da natureza.

com bilhões de habitentes, devastação de florestas, poluição das águas, extermínio das espécies, colocando a fauna em risco, isso, sem falar a diminuição da camada de ozônio, da poluição ambiental, enfim a natureza está pedindo socorro.

Existem até possibilidades de inviabilidade de vida no nosso planeta, por isso acreditamos que já passou da hora de tomar atitudes sérias para mudarmos o nosso comportamento e buscar um equilibrio "Homem X Natureza"; criarmos programas de conscientização sobre um uso mais racional e de preservação dos recursos naturais e cada vez mais melhorar a qualidade de vida no "Planeta Terra", ou seja, melhorar o ambiente da nossa casa "A Terra" e assim manter viva a nossa natureza e a nossa própria existência.

Pensando Nisso, a Apposus Aulas Particulares, está com muitas ideias e planos para mesclar as Aulas com o tema Meio Ambiente. Todas as aulas terão mais um tópico para ser abordado, sim...



  • Português X Meio Ambiente e Conscientização


  • Espanhol X Meio Ambiente e Noções Culturais


  • Informática X Informatização Social e interação ao Meio Ambiente.

Um País sem a devida "Educação" Não é nada...

Um País sem profissionais conscientes não funciona...

Não Basta saber ler e escreve, tem que conhecer as origens de tudo que existe;

Não basta apenas Falar um Idioma, tem que conhecer o meio em que se vive;

Não basta saber mexer com um computador, tem que conhecer o sistema e o contingente humano por trás do que vemos através do monitor.


Seja bem vindo ao mundo Apposus

Profª Luciane



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

2012 está chegando...

E estamos com novos projetos de levar educação, qualificação e aperfeiçoamento a todos...
Fiquem de olho... os temas que irão fazer parte do nosso currículo além dos já habituais como: Português / Redação, Espanhol, Informática, voltados para: Concurso Público, vestibulares, Destreza Profissional, Acompanhamento Escolar e Universitário, estamos ampliando os objetivos e partindo para uma linha de conscientização como palestras e projetos em:


  • Meio ambiente;

  • Reciclagem e cuidados com a coleta seletiva;

  • A importancia da Flora e da Fauna;

  • Conscientização Social, Educacional, Profissional;

  • Orientção de Negócios;

  • Propaganda e Marketing;

  • Informatização;

  • Atendimento ao público (administração, venda e controle comercial);

  • Organização Profissional;

  • Elaboração de apostilas;

  • E muito mais...

Aguardem... estaremos atualizando sempre para sempre melhorar a vida de todos.


Seja bem vindo ao mundo onde as pessoas sabem que precisam aprender, estudar e crescer...


Apposus Aulas Particulares


Profª Luciane


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Conscientização é tudo!


Hoje grande parte dos problemas enfrentados pela sociedade é a falta de conscientização; muitos não sabem, mas o motivo pelo qual, muitas coisas são ineficientes está no quesito de que “Este problema não é meu!” “eu não tenho nada a ver com isso!” Pensamentos totalmente errôneos que leva cada um dos cidadãos brasileiros a se prejudicarem gravemente, seja a forma que for, seja fisicamente, mentalmente, socialmente, educacionalmente, enfim... Seja qual for o prejuízo sofrido, todos acabam pagando por alguma coisa, que realmente não tiveram a culpa, mas indiretamente, a culpa é de todos nós.

Uma das principais causas de tanta falta de conscientização é o descaso pelo qual sofremos por parte dos governantes, descaso esse, proposital; uma maneira bem especifica é a desqualificação da educação, antigamente (bem antigamente, claro!), só freqüentava a escola particular quando o aluno não conseguia acompanhar o ensino de “alta qualidade” das escolas públicas, hoje... Quem pode pagar foge das escolas públicas e muitos fazem verdadeiros malabarismos econômicos para que seus filhos possam ter um ensino de qualidade; e eu pergunto: O que aconteceu com aquelas maravilhosas escolas públicas, que formaram tantos ilustres cidadãos? A resposta é simples... Caiu no descaso e foram remetidas para o endereço da falta de conscientização. E eu digo com toda certeza do mundo (posso estar equivocada...), mas realmente o que está falida não é a educação pública, é a educação social. Pois é, a Educação Social está falida, sem um vintém pra contar a história de tantas manobras que aos poucos, através dos tempos, de maneira gradativa as coisas foram mudando, sim! De maneira gradativa, foram criadas manobras de redução de qualidade da educação, dando nomes bonitos, chiques e etc., muitas leis, muitas regras, muitos valores foram mudando, mudaram tanto e de uma maneira tão discreta através do tempo, que hoje nos encontramos com uma sociedade sem memória, sem consciência, sem sabedoria, sem noção de direitos, sem vontade de fazer nada para mudar e então há outra pergunta: “Que sociedade é essa?” Como já diria Renato Russo naquela canção: “Que país é esse?” Um país feito de pessoas sem consciência, que acham que o que acontece de ruim com o vizinho é problemas dele?

A falta de consciência é uma doença extremamente destrutiva, que leva os governantes a fazerem o que querem e como querem nunca em toda a história um país teve tantas pessoas querendo se eleger, nunca em toda a história a ganância falou tão alto, nunca o índice de pessoas sem noção do que é patriotismo foi tão grande. É preciso começar a refletir sobre isso. O governo é como é por culpa nossa, que permitimos o descaso, a insensatez, a ganância e principalmente o roubo da nossa preciosa educação social. Sim, através do tempo os governantes foram roubando de cada cidadão a noção de educação, bem estar e dignidade. Não há muito tempo, alunos que saiam da oitava série sabiam ler, escrever, interpretar e julgar o que era justo ou não, hoje saem analfabeto funcional e o que é isso? Analfabeto funcional? Pois é... Nossa sociedade está super povoada de pessoas assim... “Analfabeto Funcional!”

Mas o é mesmo “analfabeto funcional”? São pessoas que apenas reconhecem vocábulos, palavras, mas não sabem o que realmente significam, não sabem associar um termo com outro, não sabem ler e entender nada, de nada versus nada!! Nada, é isso, mesmo! Nada de nada!! Pessoas que ouvem, mas não entendem o estão ouvindo, lêem e não sabem o que estão lendo, simplesmente apenas reconhecem vocábulos e palavras, só isso, mais nada. E isso é ótimo para os governantes, um povo que não entende nada, não vai entender as manobras políticas realizadas por eles. E assim de governo em governo, as lições são repassadas: “Ensinem e eduquem a sociedade à apenas reconhecer vocábulos e palavras, porque ficar em primeiro lugar no ranque de analfabeto iletrado é muito feio, praticamente ridículo, portanto, ensinem e eduquem nossas crianças, nossos jovens e levem a sociedade à apenas reconhecer vocábulos e palavras, sociedade que sabe pensar... Nem pensar! Cruz Credo, Ave Maria... Nem pensar!!”

Uma sociedade mal educada, sem consciência sem noção de diretos e justiça é o ideal para o Brasil, assim, como já dizia aquela outra canção (do Paralamas do Sucesso): “Parabéns coronéis, vocês venceram outra vez, o congresso continua a serviço de vocês (...)”. E será que é esse quadro que queremos deixar pintado para os nossos filhos e netos? Até quando vamos fechar os olhos para tanto descaso, brincadeira e falta de consciência? Por que não mudar o rumo da história e cobrar mais e mais das pessoas Lá do congresso e mais ainda da sociedade onde vivemos. Reclamar e falar mal o governo atual não adianta (sem querer sucumbir do atual suas responsabilidades), pois toda essa “falta de tudo” que o Brasil sofre vem desde 1500! O processo de desvalorização da sociedade acontece desde os tempos de outrora, quando nossos pais eram jovens e nós criancinhas... É preciso parar de acusar, ofender, agredir e causar confusão; é preciso acordar e ver que nossa sociedade está doente, gravemente doente e o nome da doença é “Falta de conscientização”.

É possível acreditar que essa doença tenha cura, basta tirar o tampão que nos foi colocado nos olhos para impedirmos de olhar para o que existe além e a nossa volta; e assim, buscar saída e soluções para todos os nossos problemas sociais, ao invés de nos conformar com os fatos e esperar que os responsáveis legais tomem alguma providencia; sem culpa nenhuma eles continuarão a fazer de conta de que isso não é problema deles, é nosso, e como somos “analfabetos funcionais” acreditam piamente que também não faremos nada.

Eu voto em partir em busca da cura da nossa sociedade e você?

Apposus Aulas Particulares

* Espanhol;
* Português;
* Redação;
* Informática (Jovens, adultos e Melhor Idade)
Aulas personalizadas em: CONCURSO PÚBLICO; VESTIBULARES; DESTREZA PROFISSIONAL; ACOMPANHAMENTO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO;

Agendamento de aula demonstratica através dos Telefones:
3446-8292 / 9877-4295
Mais informações: apposus@gmail.com Profª Luciane

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

RETORNO 2011... SEJA BEM VINDO(A)


AULAS DE PORTUGUÊS, REDAÇÃO, ESPANHOL E INFORMÁTICA

"Concursos públicos, vestibular, recuperação de nota, vontade de aprender algo novo, reciclagem profissional... não interessa seus motivos, o que interessa são os seus objetivos"


A importância de se atualizar, conhecer algo a mais, estar dentro de um processo de interação social e profissional é a conscientização que falta para a educação no Brasil deslanchar, precisamos ser mais que uma massa de letrados, precisamos ter o conhecimento em nossas mãos, precisamos saber o que acontece conosco e principalmente o que move a cultura e a educação no Brasil. Venha fazer parte dessa gente que quer saber, conhecer e explorar um mundo onde alguns não querem que conheçamos. Você pode, você deve, você merece ser e ter muito mais... esse mundo é seu! Faça você o seu mundo e mostre a todo mundo quem você é, o que você sabe e onde quer chegar.


"Somente a educação pode transformar um país;

Sem educação não há crescimento profissional;

Sem crescimento profissional a economia não gira;

Esses itens apenas alguns sabem e procuram segui-los.

E você o que acha disso?"


Um 2011 repleto de conhecimento para você.

Desejo que esse conhecimento lhe traga muitas alegrias e sucessos profissionais e pessoais.

Se quiser saber mais... (11) 3446-8292 / (11) 9877-4295


Profª Luciane